Semiótica, Intuição, Técnica e Teoria

Tenho me dedicado ao estudo da Semiótica, que é um assunto fascinante, que te obriga a buscar o significado dos signos e compreender como as pessoas os interpretam, em diversos contextos.

Venho percebendo que poucos conhecem os termos “técnicos” utilizados, mas ao mesmo tempo vejo o uso constante da semiótica de maneira intuitiva.

Por não ser uma pessoa dotada de talento nato, sempre valorizei e defendi a importância do estudo constante. O que me incomoda bastante é ver pessoas talentosas fazendo excelentes trabalhos, muitas vezes sem embasamento teórico e por outro lado pessoas com grande conhecimento teórico, fazendo trabalhos medíocres ou apenas escrevendo artigos, livros ou ministrando palestras e cursos.

A conclusão que eu cheguei até o momento, é que a boa criação tem mais relação com a intuição do que com a técnica ou teoria, lembrando que a intuição também é treino e deve ser aperfeiçoada no dia-a-dia.

A técnica e a teoria podem e devem facilitar a criação, mas nunca substituirão a intuição.

A técnica e a teoria podem ser ensinadas, a intuição deve ser adquirida.

Uma coisa bem interessante é que a intuição absorve a técnica e a teoria. Bons trabalhos tem aplicados a teoria e técnica de maneira intuitiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s