Tenho me dedicado ao estudo da Semiótica, que é um assunto fascinante, que te obriga a buscar o significado dos signos e compreender como as pessoas os interpretam, em diversos contextos.
Venho percebendo que poucos conhecem os termos “técnicos” utilizados, mas ao mesmo tempo vejo o uso constante da semiótica de maneira intuitiva.
Por não ser uma pessoa dotada de talento nato, sempre valorizei e defendi a importância do estudo constante. O que me incomoda bastante é ver pessoas talentosas fazendo excelentes trabalhos, muitas vezes sem embasamento teórico e por outro lado pessoas com grande conhecimento teórico, fazendo trabalhos medíocres ou apenas escrevendo artigos, livros ou ministrando palestras e cursos.
A conclusão que eu cheguei até o momento, é que a boa criação tem mais relação com a intuição do que com a técnica ou teoria, lembrando que a intuição também é treino e deve ser aperfeiçoada no dia-a-dia.
A técnica e a teoria podem e devem facilitar a criação, mas nunca substituirão a intuição.
A técnica e a teoria podem ser ensinadas, a intuição deve ser adquirida.
Uma coisa bem interessante é que a intuição absorve a técnica e a teoria. Bons trabalhos tem aplicados a teoria e técnica de maneira intuitiva.