A revista é uma máquina do tempo?

Quem já pegou uma revista antiga para folhear, provavelmente teve a sensação de viajar no tempo através de notícias,  artigos, pensamentos, estilo narrativo e produtos (através de anúncios) de uma época.

Não sou um saudosista, mas acredito que para entendermos muitas das coisas que acontecem hoje, temos que olhar para o passado, como diz o tio “Jobs” precisamos ligar os pontos.

A revista Veja está disponibilizando seu acervo digital, dei uma rápida navegada, o sistema de “busca” é um pouco lento, também são 40 anos de revista semanal.

Uma coisa que achei bem legal é que eles não estão disponibilizando,  apenas o conteúdo e, sim a revista completa inclusive os anúncios.

Sei que muitos acham a revista Veja muito parcial, mas acho que essa iniciativa merece ser aplaudida.

picture-2

Link:

Acervo Veja

6 Respostas para “A revista é uma máquina do tempo?

  1. Legal o post,

    eu costumo me sentir assim quando abro meu livro favorito “1ª Página” da Folha de SP, as vezes minha mulher sai pra trabalhar no sabado e eu fico a tarde inteira sorteando uma página e vendo onde cai…

    Vou Linkar o post no meu blog cara

    abração, muito bom o blog!

  2. Olá!
    Concordo plenamente, mas gosto de ir ainda mais longe nessa viagem no tempo. Sou fã da década de 1920 e de Jota Carlos, e recomendo este belo projeto que possibilita folhear as revistas “O Malho” e “Para Todos”. Aí vai o endereço:
    http://www.jotacarlos.org
    É só fazer o cadastro e curtir o acervo.

  3. A disponibilização desse material é louvável, mas a história precisa ser tecida com várias visões. E nesse aspécto, quem vai digitalizar o acervo de outras publicações brasileiras?

    Um abraço!

  4. Concordo contigo Cintia, a Veja deu o primeiro passo, este é um exemplo que deve ser seguido.

    Se você der uma olhada em um post anterior, a Revista EmbalagemMarca que é uma revista segmentada já tinha começado com essa idéia.

  5. Xará! Que ótimo esse trabalho de digitalização do J. Carlos. Agora estou esperando a digitalização das revistas Senhor e Realidade, além do jornal O Correio da Manhã. Alguém mais tem link pra compartilhar?

  6. Não conferi ainda, mas parece que a Trip e a TPM, também já o fizeram.
    Se não me falha a memória a revista life, disponibiizou seu acervo de fotos.

Deixe um comentário

