Moda ou tendência? Nova identidade visual da Kraft Foods

Quando eu leio algo com o título de  “Design Trends” ou tendências de Design,  fico um pouco incomodado. Eu não concordo, que existam tendências para o design eu acredito que existam linguagens, que muitas vezes se tornam referência para determinados segmentos ou categorias.

Acabo de ler via RSS, sobre a mudança da identidade visual da Kraft Foods, marca global de alimentos que tem sob seu guarda-chuva marcas como Royal, Trakinas, Lacta, Club Social entre outras. Lembram sobre a polêmica em torno da mudança da identidade visual da Pepsi? A nova identidade Visual da Kraft, também faz referência a um sorriso.

kraft_foods_logo

kraft_foods_detail

Vejo o Design como uma ferramenta para auxiliar as empresas e suas marcas a construir, manter e fortalecer seus relacionamentos. O Design da Marca é a imagem pública da empresa. Por isso não acredito em tendências de Design. Mas acredito que para realizarmos um bom trabalho devemos estar atentos às tendências de comportamento e de consumo, para compreendermos um pouco melhor as necessidades e os desejos atuais. A marca não é o que a empresa diz que ela é, a marca é o que os consumidores dizem que ela é.

Se compararmos as novas identidades visuais da Pepsi e da Kraft Foods, embora as duas utilizem o conceito do sorriso, graficamente são bem diferentes. A tendência não é de Design, e sim de comportamento, consumo e relação marca x consumidor. As empresas não querem mais se apresentar de forma impositiva e pesada, elas querem se mostrar mais amigas e próximas.

Esse redesenho é um belo exemplo disso. Gostei da nova identidade, tem um trabalho minucioso de espaçamento e, todos os elementos estão hierarquirizados e harmonizados.

Links:

Kraft Foods

NitroGroup

BrandNew

BrandWeek

Meio Mensagem

Mundo Marketing

Anúncios

4 Respostas para “Moda ou tendência? Nova identidade visual da Kraft Foods

  1. E aí cara, tudo bem?

    gostei do artigo, tá de parabéns.

    Concordo plenamente sobre não haver tendências de design, e sim tendencias de relacionamento entre consumidor e marca.

    Tá de parabéns.

  2. Edson, acho que o que você tá correto. Verdade. Existe um comportamento de amizade no ar. Eu acho mesmo que isso é algo que não voltará, como quando a internet surgir, foi algo que causou uma estranheza mas aos poucos foi aceita. Este comportamento é algo que começamos a percber já algum tempo com a ‘boleação’ ou o arrendondamento dos logotipos, começados no início desta década e hoje os logotipos estão mais alegres, mais próximos, humanos etc. Walmart com o seu logotipo ‘feliz’ traz também este tipo de comportamento/sentimento que é de trazer uma proximidade às pessoas que muitas vezes estão ficando cada vez mais sozinhas, sem tempo e sem escolhas (apenas decisões). Acho que o logotipo da Kraft deu uma modernizada grande de conceito e posicionamento, porém acho que vou demorar a me acostumar, como demorei com o do Walmart. Abraços!

  3. Falaí Edson!
    Vi teu e-mail no grupo DG.
    Concordo com praticamente tudo o que disse. Parabéns pelo post.
    No meu ponto de vista, há certos projetos de design que acompanham tendências sim, como projetos automotivos, por exemplo.
    De maneira mais próxima a comunicação visual, acredito que de certa forma um outro exemplo disto ocorre também no design aplicado à web em alguns projetos específicos (isto fica bem claro em grandes portais como o novo Terra).
    Mas de maneira geral, as escolhas me parecem baseadas em linguagens, como você disse também. Aliás, no caso de identidade corporativa, não me parece muito coerente seguir tendências.
    Valeu! Sucesso ae!
    dougleonardo.com (/blog)

  4. Paulo Lajus

    Acredito sim que existam têndencia no design, assim como na moda ou no cinema. Mas acredito isso seja uma têndencia comportamental tanto de criação como de consumo onde cada situação ou tempo (década, século, etc) funciona bem a sua maneira.
    Gostei da nova “cara” kraft…ficou bem mais agradável do que aquela marca antiga, que parecia mais algo de remédio do que de alimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s