O poder e o valor do design de embalagem – Semiótica Aplicada

Eu acredito e sei dos benefícios que um bom design de embalagem, pode trazer para uma empresa e seus produtos, mas muitas e muitas vezes eu me peguei questionando, sobre qual é o real valor e poder do design de embalagem.

Esse questionamento, me fez encontrar uma maneira bem simples e eficaz para compreender, o poder e o valor do design de embalagem.

É simples pense na Coca-Cola, tenho quase certeza que imediatamente você pensou na embalagem e não naquele líquido preto gaseficado. Podemos fazer esse rápido e simples exercício com qualquer produto.

A embalagem sobre o aspecto semiótico pode ser índice (indicar algo), símbolo (sugerir algo) ou ícone (representar algo). Isso de maneira bem simplificada porque podemos analisar todos os elementos que compõe uma embalagem, isoladamente para compreender o todo. Lembremos da teoria da Gestalt que diz: que a percepção se dá pelo todo e não pelas partes.

Vamos exemplificar melhor. Pense em uma embalagem de leite, tenho certeza que em sua mente veio a embalagem longa vida ou para os mais velhos o saquinho. Navegando pela internet, encontrei essa embalagem de leite da inglaterra:

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Pelo menos para nós brasileiros encontrar essa embalagem de leite, seria no mínimo esquisito. Acredito que se essa embalagem fosse lançada hoje, no mercado brasileiro seria um tremendo fracasso. Esse shape ou design estrutural já ocupou um lugar em nossa mente e ele representa “produtos de limpeza” a situação fica ainda pior quando lembramos dos escândalos que ocorreram o ano passado no mercado de leite.

Al Ries e Jack Trout dizem que o marketing é uma batalha de percepção e não de produtos.

Por isso quando estamos trabalhando em um projeto de Design de Embalagem, devemos observar e tentar compreender o que cada elemento e o todo pode representar, indicar e/ou sugerir na mente do nosso público, para que o produto/embalagem tenha a melhor percepção possível. E a semiótica é a melhor ferramenta para isso.

O Bom design de embalagem tem muito valor e poder.

Link:

Release sobre o lançamento dessa embalagem na DesignWeek.

Candia – Just Milk

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2 Respostas para “O poder e o valor do design de embalagem – Semiótica Aplicada

  1. Alberto Pulla

    O que foi colocado e divulgado é pura verdade e tem uma razão unica, nós seres humanos somos feitos de percepções, sentidos visuais e a semiótica traduz isso.
    Porêm, penso que temos que arriscar em transformações com embasamento de tendências e o inconsiente coletivo.Isso diz que temos que acreditar naqueles sentidos e dicas que aparecem do nada, temos que relaxar e deixar que os insites floreçam em nós.

  2. Cara, li o blog e assinei o feed ontem. Muito bacana!

    Bom, comentário: essa questão do shape da embalagem do leite inglês aí, pra mim, se iguala ao “i9” da coca-cola eu acho. Um isotônico com cara de detergente. Eu não tomaria. O público deve ser bem específico para se manter no mercado.

    Até mais.

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