Semiótica aplicada na comunicação, publicidade e design.

Conheci a semiótica no primeiro ano da faculdade de desenho industrial, desde o primeiro contato fiquei fascinado por essa ciência.

Infelizmente no primeiro ano de faculdade, eu não tinha maturidade suficiente para aproveitar o conhecimento do professor, mas a semiótica ficou na minha mente e, então comecei a buscar artigos e livros sobre o assunto.

Há 11 anos, me dedico a estudar a semiótica de forma amadora e autodidata, apesar desses anos estudando sobre o assunto não me considero um especialista. Mas gosto de aplicá-la para compreender muitas coisas principalmente trabalhos de comunicação, publicidade e design.

Vejam esse anúncio. Simples, direto, eficiente e muito criativo.

duracel

Farei aqui uma rápida análise sob a ótica da semiótica; as pilhas (índices) indicam uma  caixa de som (símbolo) que sugere potência que está diretamente ligado com o posicionamente da marca Duracell. Tentei aqui fazer a análise da forma mais simples e resumida possível. Claro que poderia ter feito uma análise mais profunda, mas acho desnecessário, acredito muito no poder da simplicidade.

Para os que conhecem um pouco ou muito de semiótica, peço a gentileza de compartilhar suas análises através de comentários para enriquecermos esse post.

links:

Comunicadores

Anúncios

3 Respostas para “Semiótica aplicada na comunicação, publicidade e design.

  1. Impressionante que com tão pouco se pode passar muito. Na faculdade tive o mesmo problema, inicio de faculdade, não dei tanta importancia para semiotica. Hoje leio um pouco para ver se entendo melhor.

  2. Também não dei importância ao estudar semiótica no começo do meu curso de Desenho Industrial. Agora estou correndo atrás!

  3. DURACELL, uma marca de pilha que mostra durabilidade e associada a imagem da caixa de som tenta mostrar que as pilhas Duracell dão mais poder a música

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s