Para que servem as premiações?

Desde que comecei no Design, sempre busquei entender o que fazia um trabalho ser bom ou ruim.

Achava legal quase tudo que tinha “desenho”, com o tempo fui conhecendo quem eram os “caras” do Design, da Publicidade, da Arte e da ilustração.

Defendo a idéia de que um bom profissional deve adquirir, e com o tempo saber selecionar suas referências. Tudo isso aparentemente é super simples, basta visitar milhares de sites e gastar uma fortuna em livros, shows, peças de teatro, filmes e viagens, mas essas coisas não tem valor algum se não aprendermos a interpretar, decodificar, desestruturar e processar essas sensações, idéias, conceitos e imagens. 

Agora vou responder à pergunta do título.

A premiação serve para reconhecer um bom trabalho, esse é o princípio básico mas existe uma série de variáveis negativas que não vou escrever aqui.

Hoje utilizo as premiações como uma grande fonte de referência, claro que em muitos casos, depois de analisar os critérios da premiação e ver os resultados ocorre uma frustração de não compreender o porquê aquela peça foi premiada e aquela outra não. O que fica é o conhecimento adquirido com os exercícios de interpretação, decodificação, desestruturação que é único e pessoal.

Um dos prêmios mais importantes de Design de Embalagem é o Pentawards.

picture-2

A embalagem que mais me impressionou não foi a grande vencedora, não tem o melhor shape e nem a melhor solução gráfica.

Me impressionou por ser uma idéia muito simples e genérica para a categoria, mas é um conceito que fala diretamente e que cria empatia com o consumidor. Quando vi esta embalagem muitas idéias pipocaram na minha cabeça.

spark spark2

Confira todos premiados.

Fonte: http://www.thedieline.com/pentawards08/

Anúncios

Uma resposta para “Para que servem as premiações?

  1. Olá,

    Como já te disse no twitter, parabéns pelo post, muito bom.

    E vale lembrar que premiações podem, e abrem, muitas portas para os vencedores, afinal, como vocês mesmo disse, nós vemos os premiados com outros olhos, e os profissionais também.

    O que mais falta, a meu ver, é prêmios focados nos estudantes, particularmente não conheço quase nenhum. É uma excelente fonte de novas idéias, os estudantes são o futuro, temos que valorizar.

    Falo porque sou estudante, e sei como é difícil entrar no mercado de trabalho. E falo também como alguém que há duas semanas ganhou o Prêmio Bornancini – http://www.apdesign.com.br/salao2008/index.html – na categoria estudante. E isso abriu muitas portas, e tem muita gente por ai capacitada e ninguém vê.

    Teh mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s