Criticar ou tentar compreender? Nova forma de construir uma identidade?

O anúncio da nova Identidade visual da Pepsi causou um grande alvoroço em muitos blogs de comunicação.

Fonte: http://www.underconsideration.com/brandnew/archives/the_new_pepsi_challenge_guess.php

Li muitas críticas a respeito do “sorriso”, confesso que a priori também achei esquisito.

Apesar de ser extremamente auto-crítico, não gosto de criticar trabalhos alheios, por isso não postei sobre o assunto. Preferi tentar entender o que estava acontecendo.

Diz a lenda que esta imagem foi encontrada  no site da TESS (organização americana que registra marcas e patentes) e que não foi divulgada oficialmente pela PepsiCo. Aí comecei a sentir que tinha uma grande estratégia por trás de tudo isso.

Começaram a aparecer novas imagens. E a marca começou a criar vida. A primeira vez que vi esse conceito de marca “mutante” que varia de acordo com sua aplicação foi na Benedixt que conheci na 6ª Bienal de Design e que foi desenvolvida pelo escritório Made in Brasil Design.

Fonte: http://www.underconsideration.com/brandnew/archives/pepsi_revealed_sort_of.php

Depois apareceram essas imagens mais acabadas.

Fonte: http://www.underconsideration.com/brandnew/archives/pepsi_new_bottles.php

E depois esse video:

http://www.adgabber.com/video/video/show?id=546804:Video:127547

Achei bem interessante a estratégia utilizada, pois a nova identidade foi sendo construída aos poucos e de forma “viral”.

O artigo mais completo que encontrei sobre o assunto foi na advertising Age

http://adage.com/article?article_id=132016

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Uma resposta para “Criticar ou tentar compreender? Nova forma de construir uma identidade?

  1. muito interessante ver o processo de redesign da Pepsi…eu sinceramente, na primeira vez que vi, gostei esteticamente. No blog onde vi citava o conceito do sorriso e a mudança do nível desse sorriso pra cada produto. Aqui é a primeira vez que vejo, achei muito interessante, o design mais “enxuto” imagino que seja uma tendência – vide Kuat – mas o bacana foi, a meu ver, a originalidade da Pepsi com o nível do sorriso e aproveitar o conceito de mudança com o próprio Obama.

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